Balanço do Ministério da Saúde diz que SP vive epidemia de dengue

Publicado em: 13/04/2015

Fonte: http://g1.globo.com/

O Ministério da Saúde vai divulgar os novos números da dengue no país na segunda-feira (13). O Brasil já tem 460 mil casos notificados. E segundo o novo balanço, o estado de São Paulo está enfrentando uma epidemia da doença.

O Corinthians jogou neste sábado (11) sem o seu principal atacante. Com febre, dor de cabeça e palpitações, Guerrero está internado com suspeita de dengue. E em São Paulo tem muito mais gente como ele. Segundo o Ministério da Saúde, o estado já tem quase 258 mil casos notificados da doença. O que dá a proporção de 585 casos por 100 mil habitantes. Mais de 300 casos por 100 mil caracteriza epidemia, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O governo do estado diz que realmente confirmados são 100,1 mil casos até agora e não considera que São Paulo esteja vivendo uma epidemia.

“Nós podemos falar que tem muitos municípios em epidemia, mas o estado todo não, porque nós temos muitos municípios que não estão em epidemia”, explica o coordenador de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Boulos.

Sorocaba é um dos municípios paulistas com epidemia da doença. "Teve 4 em casa. Os vizinhos quase todos estão, com dengue, que a gente sabe, né?”, conta a dona de casa Marilu Gandro da Silva.

Conforme vão saindo as estatísticas vão mesmo aparecendo algumas surpresas. Por exemplo, o Pari, na região central de São Paulo, é o bairro que concentra o maior número de casos de dengue por 100 mil habitantes: 341,3 casos. E tem muito morador que nem está sabendo disso. “Aqui no Pari? Não sabia!”, diz uma moradora.

Para cuidar melhor da prevenção é importante saber onde o mosquito da dengue está circulando mais. Segundo o Ministério da Saúde, Acre, Goiás e Mato Grosso do Sul também estão com epidemia da doença. São notícias que acabam assustando.

JN: Fica com medo?
Moradora: Quem que não tem?

O governo do Acre diz que apenas uma cidade do estado tem epidemia de dengue. O de Mato Grosso do Sul nega que haja epidemia. Já o governo de Goiás confirmou a epidemia no estado e diz que tomou medidas para combater a doença.


Voltar

Consulte nos links abaixo, informações detalhadas das operadoras de Planos de Saúde: