Depressão permanece o "mal do século"
Publicado em:28/04/2015
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/
Folha Saúde | Caderno: Folha Saúde
Depressão é um transtorno de humor conhecido na psicologia por transtorno depressivo, no qual há alterações químicas no cérebro ocorrendo uma baixa dos neurotransmissores - principalmente serotonina e noradrenalina, algumas pesquisas indicam que, em menor proporção, dopamina também - que são responsáveis por um funcionamento normal do cérebro.

Em termos mais simples, podemos dizer que a depressão é causada pelo mau funcionamento do cérebro, assim como, por comparação, a epilepsia é causada por um distúrbio do cérebro.

Ao contrário do que normalmente as pessoas pensam, os fatores sociais e psicológicos muitas vezes são consequências e não causa da depressão. Obviamente que há os fatores psicossociais, que acabam intervindo em um transtorno depressivo - o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição -, problemas financeiros, amorosos, brigas com colegas de trabalho, questões familiares, entre outros fatores, podem vir a potencializar o transtorno. É comum pessoas que têm uma predisposição a desenvolver depressão (estudos mostram que fatores genéticos e biológicos estão envolvidos) estarem passando por um dos problemas citados.

A depressão é tida por muitos autores e estudiosos da psicologia e da psiquiatria como a doença do século. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma das doenças que mais causa perda de anos de vida sadios.

A OMS alerta que até 2020 essa doença será a segunda colocada entre as principais causas de incapacidade no mundo. De acordo com dados de 2012 e 2013, 350 milhões de pessoas sofrem desse mal. Ainda segundo estimativas de estudiosos da área, cerca de 18% a 20% das pessoas vão apresentar depressão em algum momento da vida, o que justifica  discussão sobre esse assunto cada vez mais. Claramente a depressão ainda causa muitas controvérsias nos dias de hoje. Há mitos e equívocos a respeito da doença sendo propagados por aí. Com o aumento do uso da internet, qualquer pessoa posta o que quiser nas redes e isso pode trazer um pseudoesclarecimento para quem não entende muito sobre o assunto.

De acordo com o psicólogo Marcelo Motta, as pessoas que estão sofrendo de depressão não são preguiçosas ou acomodadas, como muitos ainda insistem em dizer. "Também não é falta de vontade nem 'frescura'. A depressão é uma doença séria", afirma o especialista.
Nesta edição haverá o relato de dois profissionais: o psicólogo Marcelo Motta dá dicas de cuidados com essa doença e a psicóloga Aline Silveira explica o que á a depressão sazonal (devido ao clima).


Voltar

Consulte nos links abaixo, informações detalhadas das operadoras de Planos de Saúde: