Poderá uma bactéria ajudar a combater o cancro?
Um estudo publicado no Science Translational Medicine sugere que há uma bactéria, chamada clostridium novyi, que tem dado uma resposta positiva a tumores, conta o site News Medical. A experiência foi testada em cães mas também num paciente humano, pode ler-se na introdução do estudo.
Publicado em:14/08/2014
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/ > Por Notícias Ao Minuto

O facto de um tumor nos ratos de laboratório, e as eventuais respostas a um tratamento, serem substancialmente diferentes para o que se passaria com um ser humano, levou os investigadores a apostar num animal cujos tumores têm respostas um pouco mais próximas das reações humanas: os cães. Em causa o facto de uma bactéria (clostridium novyi) poder ajudar no combate ao cancro.

A equipa liderada por Saurabh Saha, que publicou as conclusões do seu estudo no Science Translational Medicine, conseguiu respostas que considerou relevantes em 6 dos 16 animais testados.

De seguida fez a mesma experiência num ser humano com um diagnóstico de leiomiossarcoma, um tipo de cancro pouco comum. Segundo escrevem, verificaram uma redução no tumor do doente oncológico.

A conclusão dos investigadores é que estes sinais positivos são uma ‘porta aberta’ para futuros ensaios clínicos envolvendo a bactéria.



Voltar

Consulte nos links abaixo, informações detalhadas das operadoras de Planos de Saúde: