Quatro mil novos profissionais para o Mais Médicos

Publicado em: 15/04/2015

Fonte: http://www.brasil.gov.br

O Programa Mais Médicos se prova acertado e exitoso em todas as suas frentes. Os 14.462 médicos contratados na primeira etapa já atendiam a 50 milhões de brasileiros. Com a nova etapa, serão mais 13 milhões de pessoas com atendimento médico garantido nas periferias, no interior do País e em regiões de maior vulnerabilidade.

Este ano, o Ministério da Saúde abriu nova inscrição para municípios que desejem aderir ou ampliar sua participação no Programa. A demanda identificada levou à autorização para contratar mais 4.146 médicos, ampliando o atendimento à população. Em 2015, teremos médicos atuando em 4.058 municípios, 73,8% do total de cidades do País, além dos 34 distritos indígenas. Neste momento, estão em atividade 17.128 médicos em 3.992 municípios (72%), beneficiando 59 milhões de pessoas.

Além da expansão de vagas, o Mais Médicos se integrou ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), o que assegura às prefeituras a permanência de médicos, antes contratados por um ano, por três anos. Além disso, os médicos com CRM emitido no Brasil passaram a ter o direito de escolher entre os benefícios do programa (auxílio-moradia, transporte e alimentação) e o bônus de 10% na prova de seleção para programas de residência.

Novos cursos de Medicina

A criação de novos cursos de Medicina está focada nas cidades cujos estados apresentam baixos índices de médicos e vagas de medicina em relação ao número de habitantes. O novo edital de seleção de municípios, lançado em 2015, prioriza 22 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fora do eixo das capitais. A medida faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos para expandir e interiorizar a formação médica no País, com foco nas regiões que mais precisam.


Voltar

Consulte nos links abaixo, informações detalhadas das operadoras de Planos de Saúde: