Umuarama tem 876 notificações de casos suspeitos de Dengue em quatro meses
Publicado em:29/04/2015
Fonte: http://www.ilustrado.com.br/
Umuarama Ilustrado - Jornal
 
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde divulgou na última semana um boletim completo sobre a situação de Umuarama em relação aos casos de dengue. Até o dia 23 de abril, a Capital da Amizade havia contabilizado 82 casos confirmados da doença, sendo que 68 deles são autóctones, ou seja, foram adquiridos na própria cidade.

Além do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), a equipe da Vigilância ainda conta com o balanço semanal dos casos confirmados como ferramenta para nortear os trabalhos e identificar as regiões mais atingidas.

Segundo o acompanhamento da equipe, há uma região que apresenta uma situação bastante preocupante devido ao alto número de casos confirmados. Trata-se da área do Posto Central, onde a Secretaria diagnosticou 21 pessoas com dengue desde o início deste ano.
Outras três localidades seguem em estado de alerta, sendo elas o Parque Jabuticabeiras e Jardim Lisboa, com nove casos confirmados cada, e a região da Rodoviária com cinco pessoas diagnosticadas com dengue.

As demais áreas seguem monitoradas pela equipe, no entanto, a atenção e o trabalho dos agentes de endemias estão intensificados nos pontos de maior concentração de casos.

O mapeamento realizado pela Vigilância também aponta as localidades com maior concentração de notificados. Ao todo, Umuarama conta com 876 notificações desde o início de 2015. O Parque Jabuticabeiras lidera a lista com 129 pessoas com a suspeita da dengue, seguido pelo Posto Central com 99 e o San Remo com 71 notificações. Ainda segundo a equipe, as mulheres são a maioria, somando 53% do total.
A equipe da Vigilância em Saúde ainda chama a atenção para os dados divulgados pelo Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR, referente à semana 14/2015, no qual coloca Umuarama na categoria dos municípios em “risco médio” para a proliferação do Aedes aegypti.


Voltar

Consulte nos links abaixo, informações detalhadas das operadoras de Planos de Saúde: